Dinheiro na Internet » Blog Archive » Sustar Cheques

Sustar Cheques

No século VII Ac as moedas surgiram para suprir a necessidade de intermediar a troca de mercadorias, estabelecendo um valor parcial para as trocas, uma vez que era bastante difícil estabelecer um paralelo para trocar mercadorias comuns a época como grãos por peixes ou por uma vaca por serviços ou qualquer outros tipo de troca.

Modelo Para Sustar Cheques

Modelo Para Sustar Cheques

Com o passar do tempo o dinheiro evoluiu, e hoje a moeda brasileira e as moedas estrangeiras assumiram diversas outras formas, e temos o dinheiro eletrônico e os cheques para substituir as conhecidas moedas reais. Esses novos sistemas são considerados mais seguros e também mais econômicos para o Governo e o Banco Central.

Sustar Cheques

Sustar Cheques

Os cheques são uma ordem que se emite ao banco para pagamento a vista d portador do cheque. os cheques podem ser recebidos direto no banco ou agencia em que o emitente do Banco mantém a conta ou pode também é depositado em qualquer outras conta em outras agencias para depois ser compensado. Há também os cheques pré-datados que não tem caráter oficial e então podem ser trocados a qualquer tempo.

Carta Para Sustar Cheques

Carta Para Sustar Cheques

Quem emite um cheque pela compra de um bem ou pagamento de um serviço pode sustar os cheques. Sustar um cheque consiste em solicitar ao banco a sustação do pagamento do cheuqe determinado. Isso pode se dar em várias situações diferentes, como furto, roubo ou perda de cheque e também pode ser sustado um cheque que se emitiu como uma forma de pagamento de uma conta, nesse ultimo caso observando as normas vigentes para o caso. em qualquer uma das situações que se deseje sustar um cheque ou mesmo mais de um cheque, primeiramente deve se comunicar ao banco informando o ocorrido e preencher os formulários competentes para a sustação ou para a “oposição” que é o termo técnico utilizado para designar a sustação do cheque, no formulário o cliente deverá preencher os motivo especifico pelo qual está solicitando a sustação. Se você for sustar os cheque em virtude de roubo ou furto deverá  primeiramente avisar ao banco mesmo por telefone, se dirigir a uma delegacia de policia, fazer o registro e de posso do boletim de ocorrência apresentar ao banco.

O caso de roubo ou furto é mais simples de sustar o cheque, entretanto no caso de sustar o cheque dado em pagamento de um bem ou de um serviço o consumidor deve estar atento a legislação em vigor e procurar primeiro o PROCON. é possível de sustar um cheque pelo pagamento de um bem ou de um serviço, quando o mesmo apresente problemas que não foram resolvidos pelas vias normais ou até mesmo quando o bem não é entregue no prazo determinado. Porém é importante salientar que no caso do consumidor sustar um cheque indevidamente, poderá responder por crime de estelionato, por isso as recomendações de que ao tomar esta atitude esteja bem amparado legalmente e primeiramente esgote todas as alternativas de resolver o problema amigavelmente. ao ser resolvido o problema o cliente do banco poderá solicitar ao banco que o cheque sustado seja liberado, ou então pode renova o pedido de sustagem enquanto for necessário. Ao banco não cabe decidir que é justo ou não a solicitação do cliente de sustar o cheque, e em caso de que ele pague um cheque sustado, caberá indenização ao cliente.

Leave a Reply